Estudos Eleitorais

Em busca da felicidade. Renovação parlamentar municipal (2004-2016)

O banco de dados foi desenvolvido para um artigo com o mesmo título, e fornece informações para renovação das câmaras de vereadores municipais no Brasil, segundo as categorias renovação (1) compulsória, (2) bruta e (3) líquida. A unidade de análise é a renovação parlamentar no município, ou seja, os dados estão agregados por município.

Banco de Dados .csv

 


 

Quando o dinheiro não vale?

O banco de dados pretende identificar grupos de candidatos, ao cargo de Deputado Federal, que gastaram igual ou menos da média dos candidatos de seus Estados nas Eleições de 2014 e foram eleitos (a melhor relação custo e voto) e de candidatos que gastaram acima da média de seus adviersários e não foram eleitos (a pior relação). O objetivo é Identificar o perfil do financiador jurídico de campanha para saber quais categorias apostaram alto e perderam ou ganharam.


 

Does Size Matter? Electoral Performance of Small Parties in Brazil

Este arquivo apresenta os dados e informações adicionais dos procedimentos metodológicos do artigo Does Size Matter? Electoral Performance of Small Parties in Brazil de Nascimento et al (2016). Eles contem dados do desempenho eleitoral dos partidos políticos brasileiros, por Estado, ano e tamanho do partido para o cargo de Deputado Federal no período de 1998-2014, além de informação sobre desproporcionalidade e volatilidade eleitoral. Para a completa reprodução do trabalho é necessário o uso das três bases de dados listadas aqui: (1) Base_1; (2) Base_2; (3) Base_3. As bases estão disponibilizadas em arquivo “.csv” e os códigos e rótulos estão disponíveis neste documento. No site da revista Brazilian Political Science Review  há uma versão destes dados em formato “.SAV” do SPSS, com os devidos rótulos.

 

 

 


 

Gastos nas Eleições para Prefeitos Municipais

Banco de dados sobre os gastos de campanhas eleitorais para prefeitos no Brasil nas eleições de 2008, 2012 e 2016. Nele disponibilizamos variáveis referentes aos tipos de gastos eleitorais por categorias, unidades federativas e partidos políticos.