Mídias e Eleições – Comportamento da Imprensa e dos Candidatos nas Eleições 2010-2014

Como a imprensa digital em Alagoas cobre as Eleições e como os candidatos se comportam nas redes sociais? Em outros termos, o objetivo desse projeto é analisar como a imprensa digital (os portais de notícias) faz cobertura das eleições e como os candidatos usam as redes sociais (Twitter e Facebook). Mais especificamente, analisaremos os períodos de campanhas eleitorais de 2010 e 2014 para os cargos de Deputado Estadual e Federal no estado de Alagoas. O foco repousa sobre a construção de um indicador de nível de exposição midiática.

Tecnicamente, sistematizamos um banco de dados sobre notícias envolvendo políticos em disputa eleitoral, bem como suas participações nas redes sociais, coletadas a partir de portais e das redes sociais, através da ferramenta computacional R e da técnica BigData. Metodologicamente, foi combinado através de revisão de literatura sobre os temas com os métodos quantitativos, tendo como auxilio a estatística descritiva e multivariada para a análise e a produção de resultados.

 

EQUIPE:

 

Gabriel Setti (Coordenador)

Ranulfo Paranhos dos Santos Filho

José Alexandre da Silva Júnior

Denisson Silva

Francielly Guimaraes de Lima

Carlos Henrique Lima Alves dos Santos

Marcondes de Aquino Leite

José Albino da Silva Neto

Hellen Monique dos Santos Caetano

Érika Silva

José Renan Gomes dos Santos

Leonardo Rodrigues de Morais

Albany Ferreira Lima

Maria Augusta Teixeira de Oliveira

Kleyton Rodrigo Oliveira de Farias

Aélisson Batista dos Santos

Karina Karolynne Araújo Lobo Dantas

Luciano Augusto Ferreira de Amorim

Cezar Augusto Sebastião de Melo

 

SITUAÇÃO:

Em andamento (2014-presente)

FINANCIADOR:

Universidade Federal de Alagoas – UFAL

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