06
AGO
2019

XXII Congresso da SBEC Antiguidade: Desejo e Liberdade

O XXII Congresso da SBEC, com o tema Antiguidade: Desejo e Liberdade, se realiza em Juiz de Fora, Minas Gerais, sob a égide de Virgílio, que aos inconfidentes cedeu o lema e o verso para comunicar o imorredouro desejo humano por liberdade.

     Face à efemeridade dos poderes constituídos, a Resistência encontra na arte, na filosofia, na literatura os meios para perpetuar sua mensagem e transmitir seu valor a outras gentes, em outras horas em que a luta representa a única alternativa ao jugo.

     Sêneca ensina a nós todos o que escreveu em carta a Lucílio: “O que é necessário para que sejas bom? Querer. Ora, o que de melhor podes querer do que te arrancares desta escravidão, que a todos oprime? (…) O bem que é a liberdade, terás tu de dá-lo a ti mesmo, de o reclamar a ti mesmo!” (Ep. 80, 4-5: Quid tibi opus est ut sis bonus? uelle. Quid autem melius potes uelle quam eripere te huic seruituti quae omnes premit? (…) tibi des oportet istud bonum, a te petas.).

     Neste setembro de 2019, desejamos que nós, classicistas, tenhamos fibra para resistir e transmitir, pela singular historicidade de nossa cátedra, alguma perseverança diante dos ciclos autoritários que volta e meia se apresentam e rápido fenecem, somando à memória indelével de nossa cultura a luz maravilhosa do clamor por liberdade.

Mais informações sobre o congresso clique aqui.

Esmerino de Lima é graduando em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Integrante do grupo de pesquisa Cidadania e Políticas Públicas, do Instituto de Ciências Sociais (ICS/Ufal).

Deixe uma resposta

*

captcha *