Qual é o efeito dos gastos de campanha sobre os resultados eleitorais? O objetivo geral do trabalho é analisar a relação entre gastos de campanhas, níveis de pobreza e resultados eleitorais no Brasil e nos Estados Unidos em perspectiva comparada. Em particular, o desenho de pesquisa utiliza a metodologia de análise aninhada (nested analysis), combinando diferentes técnicas de estatística multivariada, estudo de caso e análise documental (legislação e jurisprudência).
Em termos substantivos, testa-se a hipótese de que existe uma correlação positiva entre a magnitude do efeito do gasto de campanha sobre os votos e os níveis de pobreza. Ou seja, quanto maior a pobreza de um determinado distrito eleitoral, maior deve ser o impacto do gasto de campanha sobre os resultados eleitorais.
EQUIPE:
Dalson Britto Figueiredo Filho (UFPE) (Coordenador)
Denisson da Silva Santos
Ranulfo Paranhos
Willber da Silva Nascimento
Enivaldo Carvalho da Rocha
José Alexandre Silva Júnior
Mariana Batista
Dáfni Priscila Alves da silva
Anderson Henrique da Silva
Haina Coelho Pereira da Silva
Bárbara Sofia Félix Duarte
SITUAÇÃO:
Em andamento (2014-presente)
FINANCIADOR:
Associação dos Servidores do CNPq (Auxílio Financeiro)