Gastos de Campanhas, Níveis de Pobreza e Resultados Eleitorais No Brasil e nos Estados Unidos

Qual é o efeito dos gastos de campanha sobre os resultados eleitorais? O objetivo geral do trabalho é analisar a relação entre gastos de campanhas, níveis de pobreza e resultados eleitorais no Brasil e nos Estados Unidos em perspectiva comparada. Em particular, o desenho de pesquisa utiliza a metodologia de análise aninhada (nested analysis), combinando diferentes técnicas de estatística multivariada, estudo de caso e análise documental (legislação e jurisprudência).

Em termos substantivos, testa-se a hipótese de que existe uma correlação positiva entre a magnitude do efeito do gasto de campanha sobre os votos e os níveis de pobreza. Ou seja, quanto maior a pobreza de um determinado distrito eleitoral, maior deve ser o impacto do gasto de campanha sobre os resultados eleitorais.

 

EQUIPE:

Dalson Britto Figueiredo Filho (UFPE) (Coordenador)

Denisson da Silva Santos

Ranulfo Paranhos

Willber da Silva Nascimento

Enivaldo Carvalho da Rocha

José Alexandre Silva Júnior

Mariana Batista

Dáfni Priscila Alves da silva

Anderson Henrique da Silva

Haina Coelho Pereira da Silva

Bárbara Sofia Félix Duarte

 

SITUAÇÃO:

Em andamento (2014-presente)

FINANCIADOR:

Associação dos Servidores do CNPq (Auxílio Financeiro)

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