Como a imprensa digital em Alagoas cobre as Eleições e como os candidatos se comportam nas redes sociais? Em outros termos, o objetivo desse projeto é analisar como a imprensa digital (os portais de notícias) faz cobertura das eleições e como os candidatos usam as redes sociais (Twitter e Facebook). Mais especificamente, analisaremos os períodos de campanhas eleitorais de 2010 e 2014 para os cargos de Deputado Estadual e Federal no estado de Alagoas. O foco repousa sobre a construção de um indicador de nível de exposição midiática.
Tecnicamente, sistematizamos um banco de dados sobre notícias envolvendo políticos em disputa eleitoral, bem como suas participações nas redes sociais, coletadas a partir de portais e das redes sociais, através da ferramenta computacional R e da técnica BigData. Metodologicamente, foi combinado através de revisão de literatura sobre os temas com os métodos quantitativos, tendo como auxilio a estatística descritiva e multivariada para a análise e a produção de resultados.
EQUIPE:
Gabriel Setti (Coordenador)
Ranulfo Paranhos dos Santos Filho
José Alexandre da Silva Júnior
Denisson Silva
Francielly Guimaraes de Lima
Carlos Henrique Lima Alves dos Santos
Marcondes de Aquino Leite
José Albino da Silva Neto
Hellen Monique dos Santos Caetano
Érika Silva
José Renan Gomes dos Santos
Leonardo Rodrigues de Morais
Albany Ferreira Lima
Maria Augusta Teixeira de Oliveira
Kleyton Rodrigo Oliveira de Farias
Aélisson Batista dos Santos
Karina Karolynne Araújo Lobo Dantas
Luciano Augusto Ferreira de Amorim
Cezar Augusto Sebastião de Melo
SITUAÇÃO:
Em andamento (2014-presente)
FINANCIADOR:
Universidade Federal de Alagoas – UFAL